"Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque nós não podemos desistir da vida."

Martin Luther King

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os Três Olhos




Todo o Ser-Humano tem Três Olhos.
Quantos é que tu vês? Dois...?

Existe o Olho do Coração, que é o Olho dos sentimentos, da sinceridade, da afectividade, do amor e do companheirismo.
É uma perspectiva emocional sobre o Mundo que nos rodeia: pessoas, acontecimentos, factos...
É através dele que nos apercebemos do quanto gostamos de uma determinada pessoa ou de algo. Este Olho é oposto ao que vos irei explicar já a seguir.

O Olho da Mente - o olho da Lógica. Este é o Olho da Razão, dos Porquês e das Respostas. É a partir deste que analisamos o quanto amamos algo; o quanto nos poderá beneficiar ou não (não estando eu a falar pejorativamente); o quanto vale a pena o esforço que pomos em determinada pessoa, ação, sonho, ideal...
A partir deste Olho vemos o mundo de uma maneira mais científica, mais concreta, precisa e verdadeira.
Às vezes até pode ser um pouco agressivo, por nos mostrar tão verdadeiramente, muitas vezes, a realidade. É um Olho direto.

E por fim, mas não menos importante, o Olho da Visão. E não, não aches assim tão óbvio.
Todos, felizmente ou não, o temos. Queiramos ou não. Está no nosso sangue, desde o primeiro ser-humano. É, como eu lhe chamo, a Maçã-de-Adão e Eva - o Pecado da Vida, pois é por este olho que injustamente (lá está - o Pecado da Vida) julgamos errada e muito rapidamente as pessoas, o mundo, tudo e todos.

É através de Olho tão poderoso que pomos de parte certas pessoas apenas pela sua aparência, não valorizando aquilo que elea realmente é. Não damos importância aos seus valores, aos seus ideais, aos seus costumes, tradições e crenças, aos seus objetivos de vida, à sua ambição, ao seu desejo de viver, e a muitas outras coisas que este Olho teima em não ver.

Este Olho é teimoso a maioria das vezes. Ele procura apenas e só a Beleza. Beleza essa do exterior, somente do exterior. este é o Olho mais cínico, mais observador, mais crítico, mais reservado e ainda o mais cuidadoso, sendo, ironicamente, com o qual devemos ter mais cuidado. Com o qual devemos ter mais cuidado, pois como é tão perigoso e sensível ao mínimo toque brusco nos pode sair muito caro, a nós e até ao outros!

Mas este Olho também pode ser algo útil e "bom" - com uma veia para a arte, como por exemplo para a Literatura, a Dança, a Música, o desenho, a Arquitetura e muitas outras belíssimas artes.

Estes três olhos são todos muito importantes, mesmo parecendo que não. Por exemplo, vais comprar umas calças. Para isso precisas de três aspetos fundamentais: o quão cómoda e dispendiosa são essas calças; que valor ele representa para ti (se te lembra de algum momento em especial ou até de alguém), mas também o quanto tu próprio (ou própria) gostas destas calças; e ainda o quão bonitas e bem-parecidas elas são.

Todos estes três Olhos são fundamentais para o nosso dia-a-dia. O problema, mais concretamente, está na dose com que os usamos.
Ele disse-me, depois de ouvir a minha explicação sobre estes três, a dificuldade por detrás de tudi isto: "A dificuldade está na prioridade a que damos a cada um dos Olhos, em cada situação do dia-a-dia.".


Sem comentários:

Enviar um comentário