"Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque nós não podemos desistir da vida."

Martin Luther King

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Essência do se Ser.



René Margritte
'Decalcomania'


perguntam-me quem quereria ser.
'astronauta, bombeiro, médico, advogado, cantor, escritor...
Madre Teresa,

um salvador?

talvez, não sei bem.
não sei.'

 Foste alguém? querem saber.
'bem, nem eu sei se serei um ser, quanto mais muito menos saber
e se fui.
mas aqui irei, este alguém, ou que fora já quem,
não sei,
responder,
simplesmente, citando:
nem sei se vivi, ou se sempre morri.
nem sei sequer se serei eu um Eu.'

conclusão: não sei bem.


indagam-me agora, sobre quem sou.
minha resposta,
pensando primeiro
(que raios de perguntas! maquiavélicas!insuportáveis!),
reflectindo depois,
ou mesmo agora:

'Sou Ninguém.
Serei Ninguém.
E fui Ninguém.

não sei quem fui, ou se fui, muito menos se algum dia serei.
a meu ver, não viverei
muito menos existi.

p'ra voçês,
opinião,
isso já não sei
não me cabe mais a mim.

voçês só vêem o mais físico.
já o emocional,
o celestial,
o divinal!
muito menos miram,
questionam,
ou mesmo
admiram.

Por isso,
sou Ninguém.

Sou um bêbado,
um pau de dois bicos,
um recanto,
uma teia de pó.

Sou um mendigo,
um vagabundo traficante
de palavras insgnificantes,

sou Ninguém.

serei do além?
ou serei
ou fui, ou sou
 mais
do que tu?

do além?
mais?

menos?

serei.



o resto, já nem sei ...'.

Sem comentários:

Enviar um comentário