"Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque nós não podemos desistir da vida."

Martin Luther King

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Primavera

“Era uma vez uma estação que estava sozinha. Era triste ver que uma estação estava a chorar.
De repente chegou o Verão. Ele disse: “Ai que calor”. A Primavera achou graça.
Houve um dia que o Verão não tinha amigos. Foi-se embora o Inverno e o Outono.
Chegou a Primavera a perguntar onde é que foram os amigos dele. Ele disse que foram embora e deixaram o Verão.
A Primavera disse que podia ser amiga do Verão. E o Verão disse, então vamos ser amigos. E foram amigos para sempre".


Fotografia de Ricardo Cardoso,  2006.


Texto escrito para a comemoração da Primavera, na escola, no dia 21 de Março.
Eu tinha, então, 7 anos.



Fotografia:
http://olhares.sapo.pt/a-minha-cor-e-diferente/foto530132.html

2 comentários:

  1. Este texto traz-me tantas recordações…
    Mais fortes do que a minha resistência para evitar emocionar-me…

    Como eu teria gostado que tivesses indicado esta mensagem à minha advogada.


    A MINHA PRIMEIRA VISITA À TUA ESCOLA
    A primeira coisa que esse texto me faz lembrar, foi o dia em que fui visitar-te pela primeira vez à tua “nova” escola, para a qual foste perto do final do ano letivo no teu primeiro ano de escola, quando foste obrigada a sair daqui à pressa, por vontade da tua mãe.


    Eu fui levado até à porta da tua sala e fiquei do lado de fora da porta à espera que tocasse a campainha para os alunos saírem. Abriram a porta e saíram quase todos a correr. Mas tu ficaste para trás, a falar com a tua professora. Apenas cerca de 5 metros mesmo à minha frente. Eu aguardei ansiosamente que te voltasses para mim... Quando finalmente o fizeste e me viste, desataste a correr de braços abertos para mim a gritar: Paaaaiiiiiiiiii!!!

    Oh Meu Deus, que emoção! Que abraço tão forte demos! Andei contigo à roda ali mesmo no corredor da escola. Todas as pessoas à volta ficaram surpreendidas, mas rendidas ao nosso amor.

    Que momento inesquecível! E que força me deste com esse gesto… serviu-me tantas vezes de alimento quando precisei de ir buscar forças (nem sei onde) para lutar por ti...

    O TEU PRIMEIRO TEXTO NUM COMPUTADOR
    Lembro-me de ter visto este trabalho manuscrito no teu caderno escolar, enquanto revia as tuas atividades escolares para te poder ajudar, num dos raros fins de semana que foi possível passares comigo nesse período.

    Imediatamente fiquei cativado por ele e pela forma subtil mas tão ingenuamente pura como tu descreveste o teu estado de espírito neste pequeno texto criativo. Era de facto tão iluminador!

    Para quem não sabe, talvez seja importante informar que *tu* nasceste na Primavera e *eu* nasci no Verão. ;-)

    Por tudo isto, decidi que este texto merecia mais que o teu caderno escolar.
    Levei-te então para o computador onde fiz questão que fosses tu mesma a escrever este texto lá.

    Eu dei uma pequena ajuda lendo partes do texto e num ou noutro momento quando não encontravas uma letra. Ensinei-te como escrever em maiúsculas no teclado do computador. Não foi fácil pois as teclas estavam muito afastadas para as tuas mãozinhas (com 8 anos feitos há pouco tempo), por isso eu ajudei. Fizemos uma boa equipa. :-)

    Mas no essencial, este texto foi transcrito por ti, de forma autónoma.

    Foi portanto o *primeiro texto* que alguma vez escreveste num computador, com as tuas próprias mãos. E o texto original era, e é, teu! Quantas pessoas poderão orgulhar-se do mesmo?

    Eu depois gravei o ficheiro com o texto e foi a partir dela que fiz cópias que depois usei em diferentes situações.
    Como provavelmente já nem te lembrarias disto, ficas a saber. Penso que já tinhas feito 8 anos, quando o escreveste no computador.

    Se um dia te tornares escritora, já tens aqui a “história” das tuas origens. Mas mesmo que isso não aconteça, podes sempre guardar esta recordação para contar aos teus netinhos...
    Não tem preço, tal como muitas outras que eu poderia contar-te se quisesses ouvir...

    ResponderEliminar
  2. PREMONITÓRIO
    Nunca imaginei que este texto viesse a revelar-se tão premonitório para nós, quase até ao seu fim…

    Apenas falta acertar na parte em que “A Primavera disse que podia ser amiga do Verão.”

    Apenas isso… porque em tudo o resto, acertaste…

    ResponderEliminar